IF: Qual o caminho?

Introdução

O comando IF é um comando de decisão que permite ao desenvolvedor criar caminhos alternativos no fluxo do programa. Este artigo irá fazer uma abordagem inicial sobre o comando IF, além de apresentar a sintaxe e utilização do mesmo nas linguagens de programação PASCAL, DELPHI, C/C++JAVA e PHP.

Rápida explicação:

Neste artigo serão utilizadas as linguagens de programação PASCALDELPHIC/C++JAVA e PHP por um motivo simples, mostrar para o iniciante em programação que a maioria das ideias e conceitos vistos no decorrer da aprendizagem existem em diversas linguagens de programação, sendo mais importante aprender a lógica de programação que apenas a sintaxe da linguagem escolhida, pois a sintaxe pode mudar de uma linguagem para outra, mas para ser um bom desenvolvedor é necessário entender a semântica, independente da linguagem.

Mas o leitor pode sentir-se a vontade para se concentrar apenas na linguagem que mais lhe agrade, pois o artigo foi escrito de uma maneira que permita esse olhar direcionado a apenas uma das linguagens.

Definição

O comando de decisão IF, permite que o desenvolvedor de programas determine uma ação a ser executada. Mas isso só ocorrerá se o resultado de uma expressão condicional lógica for atendida, em outras palavras, ele permite ao desenvolvedor ter controle sobre o fluxo do programa, direcionando a execução de um ou vários comandos, caso a condição testada seja verdadeira.

qual_caminho

O comando IF também é conhecido como instrução IF. De forma semelhante comando de decisão pode ser identificado como (i) estrutura de decisão, (ii) estrutura de seleção e (iii) desvio condicional.

Seleção Simples:

A seleção simples ocorre quando o desenvolvedor coloca um bloco de comandos para ser executado somente se a condição for verdadeira; caso contrário, o programa irá continuar seu fluxo como se o bloco de comandos não existisse.

Exemplo #1:

Nesse exemplo será verificada a idade de uma pessoa e informado se a mesma pode votar.

Sintaxe em PASCAL e DELPHI;

Utilização em PASCAL:

Utilização em DELPHI:

Sintaxe em C/C++, JAVA e PHP:

Utilização em C/C++:

Utilização em JAVA:

Utilização em PHP:

Explicando o código:

Caso a condição seja verdadeira, ou seja, se a idade for maior ou igual a 16(dezesseis), a saída do exemplo será semelhante ao apresentado abaixo:

Caso a condição seja falsa, ou seja, se a idade for menor que 16(dezesseis), a saída do exemplo será parecida com o mostrado na sequência:

É possível perceber que o bloco de comandos, representado pela impressão da mensagem Você pode votar, só irá aparecer quando a condição imposta pelo comando IF for atendida. Deve ser levado em consideração que neste exemplo, o bloco de comandos foi representado por um único comando, mas nada impede que esse bloco contenha vários comandos.

Seleção Composta:

A seleção composta ocorre quando o desenvolvedor coloca um bloco de comandos A para ser executado somente se a condição for verdadeira; caso contrário, será executado um bloco de comandos B. Esse recurso permite ao desenvolver mudar o caminho da execução, onde sempre será executado um dos blocos, deixando de depender apenas da condição ser verdadeira.

Exemplo #2:

Nesse exemplo será verificada a idade de uma pessoa, mostrando a mensagem Você pode votar se a idade for maior ou igual a 16(dezesseis); caso contrário mostrará a mensagem Você NÃO pode votar.

Sintaxe em PASCAL e DELPHI:

Utilização em PASCAL:

Utilização em DELPHI:

Sintaxe em C/C++, JAVA e PHP:

Utilização em C/C++:

Utilização em JAVA:

Utilização em PHP:

Explicando o código:

Caso a condição seja verdadeira, ou seja, se a idade for maior ou igual a 16(dezesseis), a saída do exemplo será semelhante ao apresentado abaixo:

Caso a condição seja falsa, ou seja, se a idade for menor que 16(dezesseis), a saída do exemplo será parecida com o mostrado na sequência:

É possível perceber que o bloco de comandos A, representado pela impressão da mensagem Você pode votar, só irá aparecer quando a condição imposta pelo comando IF for atendida; caso contrário (ou simplesmente SENÃO), o bloco de comandos B, representado pela impressão da mensagem Você NÃO pode votar, irá aparecer.

Conclusão

Neste artigo foi apresentado, de maneira sucinta, o comando de decisão IF, um dos comandos mais conhecido e utilizado na programação de computadores, independente da linguagem ou paradigma de programação utilizado. Exemplos mais complexos serão apresentados em artigos futuros.

Até o próximo artigo.

Assuntos relacionados:

Comando FOR: A flexibilidade na sua mão

Possui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2010), especialização em Engenharia de Software pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2010), graduação em Automática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento dos programas de computador IndSist, Store, Teacher entre outros. Desenvolvimento dos programas Mobile-Android Agenda Iterativa e Guia Cariris.Disciplinas que ministra ou ministrou no ensino superior: Linguagem de Programação, Paradigma de Programação, Estrutura de Dados, Engenharia de Software, Banco de Dados. Currículo Lattes